segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

CONTROLE X FLUXO




 Ilustração da Muralha da China

Começo falando do termo marcial. Antes vou falar um pouco dessa palavra MARCIAL.  MARCIAL vem do grego, especificamente do deus da guerra MARTES (planeta vermelho), um deus associado a guerras. Na Grécia estamos falando do deus ADES (MARTE). Podemos assim dizer de uma forma bem simples que o termo marcial esta ligada a guerra. Mas que guerra seria essa que estou falando?  Falo da guerra do nosso dia-a-dia, de como enfrentamos as adversidades e como compreendemos o processo vencendo ou não a mesma e seguindo o fluxo. Como podemos continuar seguindo o fluxo? Falo de fluxo, pois nós a maioria dos ocidentais querem por todos as maneiras possíveis ter controle de alguma coisa ou alguém, mas isso é simplesmente uma ilusão, não temos controle de nada. Contudo quando encontramos e seguimos o fluxo de nossa vida, aproveitando mais a jornada do que propriamente o resultado, pode-se gerar ao mesmo tempo um desconforto para alguns, mas esse desconforto pode levar a mudanças para melhor pois ele deixa de pensar exclusivamente no futuro para viver melhor o presente.




 
 Mestre  Sênior Julio Camacho Recebendo meu Hung baau quando tive acesso ao nível Biu Je.

O que a mente acredita como real, simplesmente leva a pessoa quase as mesmas sensações corporais e fisiológicas como o corpo tivesse passando por aquela situação. A maioria das pessoas enfrentam na maioria das vezes a principal guerra que não é externa e sim interna (com ela mesma). As escolhas a serem feitas, são em sua maior parte a verdadeira guerra. Essa busca interior pelo autoconhecimento leva o ser-humano a buscar recursos para enfrentar esses conflitos de uma forma mais inteligente e assim ter a possibilidade de vencer a si mesmo. Para isso deve-se encontrar o fluxo e segui-lo. E isso de fato acontecendo, pode gerar comportamentos mais assertivos, ou seja, de acordo com o que a pessoa pensa, fala e faz. Sendo assim a pessoa se torna mais autêntica.





 
 Grão Mestre Leo Imamura e Mestre Sênior Julio Camacho no meu discipulado em 2012

Lembro perfeitamente quando meu Mestre (Sifu) de Kung-Fu Julio Camacho me fez lembrar que a verdadeira guerra ocorre dentro de nós mesmos a todo instante, e se ficarmos só focando em resultados e deixando de perceber o processo (jornada), vamos deixar detalhes essenciais para nosso desenvolvimento humano e para o próprio resultado dessa jornada em si. Ele reforça que nós não temos controle de nada essa ideia de controle nada mais é que uma ILUSÃO.   O que podemos é monitorar o processo e fazer os ajustes necessários para nos ajudar a alcançar um determinado objetivo. Ele conclui dizendo que antes mais nada, devemos observar nosso comportamento, nossa vida,  para sermos o mais legítimo possível, quanto ao que passamos para outras pessoas, para que não entremos em incoerência dificultando a credibilidade que temos ou que possamos a passar a ter.

Entendo que a vida na forma como pensamos falamos e agimos está intimamente ligada a essa luta do dia-a-dia, a esse fluxo natural da vida, ao qual enfrentamos e assim possamos desenvolver nossa inteligência e fortalecendo nossa mente através da própria consciência marcial. 





 
Mestre Sênior Julio Camacho e Grão Mestre Leo imamura. 
Eu entrando para família Moy Yat Sang em julho de 2000 

Agradeço a todos pela leitura dessa postagem e vamos continuar vivendo nossa jornada com kung-fu. Na proxima semana falarei sobre OLHAR INTERNO E EXTERNO.






Nenhum comentário:

Postar um comentário